CLIC NA IMAGEM PARA LER

CLIC NA IMAGEM PARA LER
Click para ler.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

HEMISFÉRIO SUL - SAQUAREMA - FINAL

No WCT da França já foram eliminados os brasileiros Jihad Khodr e Adriano de Sousa, que caiu em uma bateria muito disputada contra Phillip MacDonald. (CLIC PARA VER). Avançaram direto os top's Kelly Slater, Taj Burrow, Joe Parkinson e Dane Reynolds. Já foram repescados Mick Fanning, CJ Hobgood e Bob Martinez.
.
Duas particularidades fazem de Saquarema um pico de ondas fortes e constantes, a primeira decorre do fato de localizar-se em uma ponta de terra que avança pelo Atlântico (cerca de 100 km), partindo da cidade do Rio de Janeiro para Saquarema seguimos na direção Leste, outro fator interessante é que o swell quando converge de volta em direção ao continente o faz (preferencialmente) na altura do Estado do Rio de Janeiro, atingindo em cheio as pontas de rochas e porções de areia onde localiza-se o município de Saquarema, que nesses dias é "raspada" pela ondulação de leste. Já quando a ondulação vem de Sul/Sudoeste, Saquarema é uma barreira em seu caminho. CLIC PARA LER UM POUCO DA HISTÓRIA DO SURF EM SAQUAEMA.
.
O primeiro vídeo é do Luiz Inácio, durante o Super Surf de 2005 que foi vencido por Pedro Henrique, que, inclusive, tirou uma nota 10 em uma onda longa e potente vinda do Leste.
.
Luiz Inácio é o cara que até hoje,disparado, mais retratou o surf em Saquarema, são famosos seus filmes: Fundo de Areia, Saquarema Porra Surf, Dna de Saquá, Saquarema.com e etc. Estes vídeos retratam todo o desenvolvimento no pico de caras com; Raoni Monteiro, Leo Neves, Pedro Henrique, Eduardo Rolins, Yan Guimarães, Marcos Monteiro, Patric Reis e etc.
.

.

O segundo vídeo que vou postar é histórico, são imagens do "Segundo Atack a Laje da Manitiba". A "Laje da Manitiba" localizada no distrito de Jaconé (apesar de já ter sido surfada antes por lendas locais), foi descoberta este ano pelos tow surfers liderados pelo incrível Carlos Burle. A melhor ondulação para o local é de Sul/Sudeste que provoca o surgimento de uma fantástica esquerda, enorme e tubular. Neste dia fui ver o mar, e por acaso, levei minha câmera, o mar não estava assim tão grande, porém, quando olho no horizonte vejo dois jet's navegando em alto mar (são as imagens iniciais), comecei a filmar com a adrenalina subindo vertiginosamente, eles seguiram rumo a Jaconé e eu fui pegar meu carro. Quando cheguei ao local o circo já estava armado, já tinham várias duplas na água (não somente duas como eu imaginava). Comecei a filmar sem saber nem quem estava filmando. Não acreditava no que via através do visor de minha câmera. Passo pelo local desde sempre, já pesquei nos arredores, já mergulhei na laje, e recentemente achava que os tow surfers deveriam vir surfar no local e agora o sonho estava se realizando ali na minha frente. Fiquei horas em pé, vidrado, filmando até o final da bateria da máquina, o resultado foram dois vídeos; um postado aqui e outro que pode ser assistido no YOUTUBE. Os destaques neste dia foram Sylvio Mancusi, Marcos Monteiro e Maya Gabeira.

.

.

Nenhum comentário: