CLIC NA IMAGEM PARA LER

CLIC NA IMAGEM PARA LER
Click para ler.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FÔLEGO

Prefácio do livro de TIM WINTON (editora Argumento - 252 páginas) por Arthur Dapieve.
.
Romances de formação existem muitos. Fôlego é um romance de formação único. Seu protagonista Pikelet, torna-se um homem - em todos os sentidos da expressão - sobre uma prancha de surfe, enquanto explora os picos da Costa Oeste da Austrália. Nativo de uma cidadezinha na qual os homens trabalham duro em moinhos, madeireras ou fazendas, o adolescente do início dos anos 70 fica fascinado quando vê outros homens que, sobre as ondas, se dedicam a algo completamente sem propósito, mais elegante e maravilhoso.
.
Pikelet não está tão só. Tem um companheiro de geração, de tédio e de brincadeiras. Loonie, cuja coragem chega as raias da temeridade suicida. E, para inveja de outros surfistas locais, ambos logo são tomados como discípulos por um misterioso ás das grandes ondas, Sando. Tão importantes quanto as sessões inesquecíveis em locais que atendem por Old Smoky, Nautilus e Barney's, são as lições que o mar lhes dá sobre solidariedade, competição, medo, vida.
.
Se Sando ensina a Pikelet algumas coisas sobre surfar e curtir, a mulher dele lhe faz entender algo sobre amar e sofrer. A americana Eva vive amargurada, longe das montanhas que a consagraram como esquiadora radical. Pikelet compreende, certo dia, que ela ama a neve do mesmo modo que ele ama o mar: tanto que doí. Assim, Eva completa o quarteto de comoventes personagens criados pelo romancista, contista e ambientalista australiano Tim Winton com rigor e ternura .
.
A TODOS UM FELIZ NATAL E UM BIG ANO NOVO.
.

Nenhum comentário: